8 de outubro de 2009

Brüno: graça sem graça

Confesso, estou longe de ser uma pessoa muitíssimo bem humorada e ainda mais longe de achar muita graça em coisas que acho muito estúpidas e inúteis. Então ficamos assim, se você costuma adorar comédia descarada, exploração do humor até as últimas conseqüências, desconsidere esta minha crítica, mas se não gosta muito de perder tempo com certas coisas... Vamos lá!

Já começo dizendo que não, não assisti, Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (EUA, 2006), aclamado pela crítica e pela maioria dos meus amigos homens – afinal homem costuma ter “mais” humor para estas coisas -, com roteiro do comediante Sacha Baron Cohen e com direção de Larry Charles, portanto, não tenho como fazer uma comparação entre este e o recém lançado Brüno, do mesmo comediante. Decidi assistir a este filme por pura curiosidade, uma vez que durante o período de estadia em Londres o filme era febre, via cartazes por todos os lados, claro que muito por marketing do sucesso do filme anterior e por ele ser um ator inglês.

Mas Brüno é um filme que, definitivamente, me deixou com a sensação de mal investimento de dinheiro e desperdício do fim de tarde do domingo com o namorado. Mais uma vez como roteirista e protagonista, Cohen agora é um repórter de TV austríaca com estereótipo de gay super exagerado que perde seu emprego e resolve tentar a vida nos EUA. Tira sarro de héteros, de homos, das bizarrices do mundo fashion, do conservadorismo, dos judeus, enfim, de tudo um pouco, sempre de maneira muitíssimo exagerada, descarada e, na maioria das vezes, sem graça! Muita gente no cinema estava se matando de rir, eu e o Rô, infelizmente – ou felizmente – não!

Pontos positivos, afinal, a gente tem que sempre achá-los, liberdade de expressão e crítica a certas coisas que costumam ser exaltadas na sociedade contemporânea que, de fato, não são nenhum pouco legais. Bizarrices “ubber”: cena dele fazendo a brincadeira do helicóptero com seu respectivo “piu-piu” e a do sexo oral com um espírito.

Demais para mim... Aliás, “demenos”.



Brüno
Brüno
EUA, 2009, 83 min
Direção: Dan Mazer
Roteiro e Produção: Sacha Baron Cohen

3 comentários:

  1. kakaka...ai amiga...eu confesso que não tenho a menor paciência com esse tipo de filme. O Will trouxe o Borat pra casa, mas só assiti 15 minutos de filme e já estava querendo quebrar o aparelho de DVD. E olha que eu sou super bem humorada, mas essas coisas forçadas, definitivamente causam uma reação contrária em mim: Raiva.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. é, amiga, eu eliminei Borat e Bruno da minha lista de filmes a serem vistos assim que vi os trailers. Gosto de humor sutil, suave, bem pontuado e inteligente. Esse escracho não é comigo também.

    ResponderExcluir
  3. olha, não vi bruno, mas borat eu tive a infelicidade de ver. o fernando tem um humor fácil, qualquer coisa ele acha graça, ainda mais essas coisas bestas e nem ele deu risada do filme. mau gosto é pouco.

    ResponderExcluir