5 de janeiro de 2010

Começando o ano com o pé direito: Almodóvar



Não, certamente não é o melhor dele, mas é mais um bom filme de Almodóvar. Abraços Partidos (Los Abrazos Rotos), para mim, fica distante de outros dele, como Tudo sobre Minha Mãe, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos e Fale com Ela, mas, ainda assim, é um encanto.

Tem a musa do diretor Penélope Cruz, como sempre linda e aqui com um toque de Audrey Hepburn, muita cor, muito movimento, muito close-up e clara paixão pela arte do cinema. Penélope é Lena, uma aspirante a atriz que consegue a chance de estrelar o filme Garotas e Malas do diretor Mateo Blanco (Lluís Homar) após se relacionar com um empresário milionário, seu antigo chefe. A história se desenrola a partir daí, com muito drama, romance e humor - um pouco negro, como é peculiar ao diretor.

Almodóvar faz referências a outros filmes, ou melhor, a estilos de épocas, como melodramas americanos da década de 50, mas o mais interessante para quem realmente gosta do estilo dele é que o Garotas e Malas utiliza, na verdade, o roteiro de Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos – que já falei muito bem aqui -, então é delicioso ver algumas cenas sendo “regravadas” e acredito que já ter visto este filme dá uma pitada especial na hora de assistir Abraços Partidos.


Abraços Partidos
Los Abrazos Rotos
Espanha, 2009 – 128 min
Drama
Direção e Roteiro: Pedro Almodóvar
Elenco: Penélope Cruz, Lluís Homar, Blanca Portillo, José Luis Gómez, Tamar Novas, Rúben Ochandiano, Lola Dueñas.

2 comentários:

  1. Amei descobrir que você tem um blog sobre cinema. Eu fico enlouquecida com Almodóvar e o seu novo filme chegou mediano - só um detalhe: o mediano dele é muito acima da média.É pra se rasgar sim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. que bom ver vc escrevendo novamente tia cá. adoramos! beijokas fer, mari e alex

    ResponderExcluir