5 de maio de 2010

As melhores coisas da vida?

Fomos assistir ao novo filme da Laís Bodanzky (Bicho de 7 cabeças e Chega de Saudade), As Melhores Coisas do Mundo (Brasil, 2010) de maneira despretensiosa, mesmo tendo gostado muito dos outros dois, e talvez por isso mesmo que tenhamos sido surpreendidos. O filme não é mais um filme para adolescentes, mas sim sobre o atual universo adolescente, talvez um pouco mais puxado para os adolescentes da famigerada classe média.

Laís faz um retrato e aponta o dedo para algumas das feridas da adolescência desta loucura destes novos tempos de super informação, globalização, ou como diria Bauman, da modernidade líquida. mano (Francisco Miguez) é um adolescente de 15 anos que tem o sonho de tocar guitarra para chamar a atenção de uma das garotas populares da escola, com uma melhor amiga (Gabriela Rocha) "cabeça" e "gente boa" que formam uma turminha com outros garotos com atitudes tipicamente da fase.

Os celulares, notebooks e blogs invadem as cenas - coisas que até da minha adolescência, que não faz tanto tempo assim, não faziam parte - os pais (Denise Fraga e Zé Carlos Machado) estão se separando, por um motivo muito mais anormal do que ele poderia imaginar e o irmão mais velho (Fiuk) sofre intensamente com esta separação e com o relacionamento, um tanto quanto dramático, com sua namorada. Sua melhor amiga se apaixona pelo professor, as fofocas se multiplicam pelos SMSs trocados entre os alunos, assim como a "pegação".

Enfim, o tema tinha tudo para cair em mais um filminho adolescente, mas o roteiro é bem elaborado, aborda sutilmente questões que hoje afetam muito os adolescentes, incluindo até mesmo uma crítica às aulas ou professores absolutamente desinteressantes que ainda persistem em aparecer desta forma desestimulante nos currículos escolares.

Vale a pena conferir o atual “mundo adolescente” pelos olhos de Laís. Eu recomendo e confesso que fiquei aliviada de ter passado esta fase turbulenta de nossas vidas em outra geração que me pareceu, depois deste filme, um tanto quanto mais interessante, ou menos cruel.

Está em cartaz. Para saber mais clique aqui.


As Melhores Coisas do Mundo
Brasil, 2010
Direção: Laís Bodanzky
Elenco: Franciso Miguez, Fiuk, Denise Fraga, Zé Carlos Machado, Gabriela Rocha
107 min

4 comentários:

  1. Linda e na minha que não tinha celular, aprendi computação no MSdos, abafa o caso!!!!!obrigada pelo carinho no meu blog!!!!só vc sabe o quanto ele é importante na minha vida!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é muito gostoso de ler, adoro seu jeito de escrever :)
    contunue assim!
    Bruna

    ResponderExcluir
  3. Ei Camilla
    =]
    Sabe que eu n tinha interesse nenhum de ver esse filme, mas esse teu post me deu vontade! Quando sair nas locadoras vou procurar..
    Gostei do seu blog!
    Bjoss

    ResponderExcluir