11 de setembro de 2009

Coraline e seus botões

Falando em animação e Alice no País das Maravilhas, agora já em DVD, Coraline e o Mundo Secreto, um longa que não sei se chamou muita a atenção por aqui, mas em Londres ficou em cartaz um tempão, é um filme com um humor negro bem interessante. Talvez tenha feito muito sucesso por lá pois o filme é baseado em uma novela premiada (Bram Stoker Award, de 2002, e Hugo Award e Nebula Award, em 2003) de terror homônima de um autor britânico, Neil Gaiman.

Coraline Jones é uma menina que muda com seus pais para uma antiga e enorma casa, o Palácio Cor-de-Rosa. Por lá ela conhece um estranho gato preto e Wybie, um garotinho bem esquisito, que tem muito medo da casa pois, segundo sua avó, a irmã dela foi uma vez ao palácio e de lá nunca mais voltou. Com pais sempre super atarefados, sem tempo para lhe dar atenção e, até mesmo, preparar uma boa refeição, Coraline começa a a explorar todas as portas do local e se depara com uma que lhe dá acesso para um outro mundo. Nesta realidade paralela ela se vê na mesma casa, mas com tudo do jeito que sonha, com pais igualzinhos fisicamente, com exceção de botões pregados no lugar de olhos, porém carinhosos e muito atenciosos.

Coraline se encanta com a nova realidade, mas logo vê que para ficar ali o preço que lhe cobrarão será alto demais e o mundo de magia começa a desmoronar.

Olhos de botão, gato que fala, ratos de circo, cachorros empalhados, hum, este filme não é exatamente infantil. Como disse, o humor negro pode ser um pouco assustador para os pequenos, mas o surrealismo é fascinante para os maiores, algumas boas semelhanças com as Maravilhas, não tão maravilhosas assim, de Alice.

A animação é no formato stop-motion, que utiliza modelos reais e diversos tipos de materiais, como a famosa massinha – aquela dos desenhinhos da TV Cultura de quando éramos pequenos, lembram-se? -, assim como Noiva Cadáver (uma hora falo desta animação também), de Tim Burton. Adoro este tipo de efeito, os personagens ganham vida diferente tanto dos desenhos comuns quanto dos em 3D, parece mais “caseiro”.

Este filme é encantador, vale correr para alugar!

Pronto, agora estou mais que eufórica para assistir Alice!!!

Coraline e o Mundo Secreto
Coraline
EUA, 2009 – 100 min
Direção: Henry Selick
Roteiro: Henry Selick; Neil Gaiman
Elenco: Dakota Fanning, Teri Hatcher, Jennifer Saunders, Dwan French e Ian McShane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário