1 de setembro de 2009

Verão Francês

Para começar, nada melhor do que o último filme visto e adorado, Horas de Verão (L’Heure d’été, França, 2008). Com roteiro e direção de Olivier Assayas (confesso que este nome não me era muito familiar, mas dei uma investigada e ele foi um dos diretores que fizeram curtas para o Paris, Te amo!, de 2006 – uma hora escrevo sobre este filme!), o filme é sutilmente intenso.
Alguns meses são retratados neste filme, mas a estação predominante, como já indica o nome, é o verão. Um verão de encontros e despedidas em uma charmosa casa de campo, a 50 minutos de Paris, repleta de história do passado.
Helène (Edith Scob), comemorando seus 75 anos, é a guardiã de um legado de um pintor, Paul Berthier, seu tio-avô. Na comemoração de seu aniversário, Hèlene conversa com seu filho mais velho, Frédéric (Charles Berling), o único que ainda vive na França, para falar de seu testamento, o que não agrada muito ao filho. Os outros dois filhos, Adrienne (Juliette Binoche – ADORO!) e Jérémie (Jérémie Renier) já não têm nada a ver com o país, a não ser pela mãe, irmão e a casa, a primeira é artista nos EUA e o segundo, executivo de uma empresa com negócios em Pequim.
Com os rumos diferentes tomados por todos, preservar as memórias na ausência da matriarca mostra que o tempo não pára, inevitavelmente, passam-se as horas, os verões... O filme é uma belíssima e deliciosa reflexão sobre o tempo, sobre as histórias, sobre a vida que flui, sobre o passado que se dilui no tempo e no espaço.
A simplicidade e naturalidade das cenas chamam a atenção. Os méritos para tal ficaram especialmente para o diretor de fotografia Eric Gautier, considerado por alguns críticos como o melhor operador de câmera em atividade no cinema mundial, tendo assinado filmes como Diários de Motocicleta, Santos e Demônios e o estonteante (na minha modesta opinião) Na Natureza Selvagem.
Para mim, ver um filme francês tão recheado de arte logo após minha volta da Europa foi um imenso prazer. Ouvir falar sobre Jean-Baptiste Camille Corot, também pintor francês, logo após ter presenciado uma exposição em sua homenagem na National Gallery, em Londres, foi de encher o coração de nostalgia e alegria.
Recomendo muito. Ainda está em cartaz!
Horas de Verão
L’Heure d’été
França, 2008 – 103 min
Drama
Roteiro e Direção: Olivier Assayas
Elenco:
Charles Berling, Dominique Reymond, Edith Scob, Isabelle Sadoyan, Jérémie Renier, Juliette Binoche.

2 comentários:

  1. xiiii, ando tão longe do cinema.
    esses dias eu fui ver os normais 2, mas só "para matar o tempo". vou pegar suas dicas para retomar o hábito e ver coisas interessantes.

    ResponderExcluir